quarta-feira, 28 de julho de 2010


“Ser como criança”
A via da “infância espiritual” de Santa Terezinha do Menino Jesus

Jesus nos diz em seu Evangelho que quem quiser entrar no Reino dos Céus, deve ser como criança. Ao longo da história grandes santos refletiram sobre a infância de Jesus. Os propagadores da devoção ao Menino Jesus foram sem dúvida São Francisco de Assis, Santa Tereza D’Ávila e São João da Cruz. Mas quem nos propõe o caminho da infância de Jesus como modelo para a busca da santidade foi Santa Terezinha do Menino Jesus, com sua via da “infância espiritual”.

Numa primeira reação a esta proposta de caminho, quando pensamos em infância, nós que somos tomados pelas preocupações adultas, já nos vem a lembrança atitudes infantis, irresponsáveis e imaturas. Mas, mesmo as crianças tem muito mais a nos ensinar. Devemos ver a infância de modo positivo. É a fase da inocência, que nós adultos deixamos esquecida por causa de nossa maledicência, a criança é verdadeira, sincera, solidária, espontânea, gratuita, etc. Não seriam estes, valores que tanto precisamos hoje, em nossa idade “adulta”?

Ao olharmos para o Menino Jesus, devemos vê-lo uma criança como todas as outras, com alguns particulares que o diferencia um pouco das demais, pois, Jesus cresceu no seio de uma família temente a Deus e que em tudo, passou para seu Filho, os valores humanos e religiosos com uma sabedoria extraordinária, tornando-se, deste modo, modelo de família para todas as demais.

Santa Terezinha conta que na busca pela santidade, vendo os grandes santos que a Igreja havia canonizado, viu-se pequena diante de tantos feitos extraordinários que eles realizaram. Considerou-se incapaz dos mesmos feitos. Começou, então, a buscar um outro caminho e, foi inspirando-se na infância do Menino Jesus, que ela encontrou uma via segura, pois, Jesus nos pede para sermos como crianças, para entrarmos em seu Reino. Santa Terezinha mostra que, seguindo o exemplo do Menino Jesus, de sua santa infância é certo que alcançaremos a salvação.

Trata-se de resgatar em nós os valores da infância perdida pela vida adulta. Se redescobrirmos esses valores, seremos adultos melhores. Nosso mundo será mais justo e solidário. Neste espaço, iremos percorrer, mês a mês, a infância do Menino Jesus, buscando o que Santa Terezinha tem a nos dizer em sua “via da infância espiritual”. Convido a você, que o percorra comigo e nos tornemos crianças, seguindo a ordem de Jesus Cristo, para entrarmos em seu Reino. Ser devoto do Menino Jesus é seguir seu exemplo.


Pe. Cristiano Marmelo Pinto
Pároco da Paróquia Menino Jesus - SBC