quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quando o missal se torna uma bandeira
Enzo Bianchi, monge beneditino comenta documento de Ratzinger


O Motu proprio Summorum Pontificum de Bento XVI repercute intensamente em muitas partes do mundo. Enzo Bianchi, fundador e prior do mosteiro de Bose, publicou o seguinte artigo no jornal La Repubblica, 8-07-2007.

"Conferências episcopais, bispos, teólogos e liturgistas analisaram com espírito de paz e vontade de reconciliação, junto com os tradicionalistas cismáticos, os problemas e as decorrências que poderiam inocular contraposições e ulteriores divisões entre os católicos. Sim, porque nestes quarenta anos do período pós-conciliar, as igrejas percorreram um longo trajeto, com freqüência fatigante, na atualização da reforma litúrgica, registraram também cá e lá alguns abusos e contradições ao espírito da autêntica liturgia católica, mas, como afirmou João Paulo II em 1988, “este trabalho foi feito sob a orientação do princípio conciliar: fidelidade à tradição e abertura ao legítimo progresso; por isso, pode-se dizer que a reforma litúrgica é estritamente tradicional, “segundo os santos padres” (XXV annus, n. 4)”. Conseqüentemente, ao clarear as possibilidades oferecidas aos tradicionalistas, João Paulo II precisava que “a concessão do indulto não é para procurar pôr um freio à aplicação da reforma empreendida após o concílio” (Audiência geral de 28.09.1990).

“Nós católicos, pela profunda convicção que o bispo de Roma é o servo da comunhão eclesial, obedecemos, também ao preço de fadiga, de sofrimento e de não plena compreensão do que nos é solicitado autorizadamente e que não contradiz ao Evangelho: sejamos também capazes de obediência, embora dissentindo lealmente e com pleno respeito. Esta obediência, que quer ser evangélica e 'in ecclesia', requer que nos exercitemos em pensar e refletir, para melhor entender e para animar a comunicação em vista de uma comunhão madura e robusta, para fazer de tudo a fim de que a igreja não sofra por desordem e por ulteriores contraposições: quem tem verdadeiro ‘sensus ecclesiae’ teme sobretudo isto!”

Por conseguinte, este “motu próprio” deve ser acolhido como um ato de Bento XVI tendente a pôr fim ao cisma aberto pelos lefebvrianos e ao “sofrimento” de outros ainda remanescentes em comunhão com Roma. O papa é sabedor que, mais passam os anos, mais as posições endurecem, mais a gente se habitua ao cisma e se debilita o desejo de uma reconciliação recíproca entre igreja e cismáticos. Por isto, o papa autoriza com liberalidade a celebração da missa conforme o missal dito de Pio V. Sai-se, assim, do indulto concedido por João Paulo II, porque então se dava a possibilidade de celebrar a missa dita de Pio V se o bispo o permitisse, enquanto agora existe a possibilidade de celebrá-la e o bispo não poderá proibi-la. Portanto, ela já não é mais “excepcional”, mas “extraordinária”, já não é mais uma derrogação às regras, mas permitida pelas regras.

Mas para quem foi promulgada esta nova legislação? A resposta não é simples, porque os que solicitam a possibilidade de praticar o missal de Pio V são uma galáxia numericamente reduzida, mas muito variegada. Em todo o mundo estes católicos com sensibilidade tridentina são em torno de 300.000, com uns 450 padres, num total de um bilhão e duzentos milhões de católicos, e destes, aproximadamente a metade pertence à porção cismática dos sequazes de mons. Lefebvre. No “motu próprio” pensa-se certamente nestes últimos – para os quais, afirma a carta, “a fidelidade ao missal antigo se tornou um contra-sinal externo” – mas, atende-se sobretudo aos tradicionalistas em comunhão com Roma, aqueles ligados ao rito tornado para eles familiar desde a infância.

Junto a estes católicos, cismáticos ou não, afloram no horizonte também jovens sacerdotes que gostariam de retornar ao antigo rito e alguns movimentos eclesiais que auspiciam uma retomada de uma identidade católica fundamentalista; há também uma emergente deriva de várias confraternidades e ordens cavalheirescas que esperam poder celebrar em latim para revigorar o seu folclore e restituir lustro às suas servidões medievais.

Mas aqui surge uma série de perguntas que exigem uma resposta evangélica e uma responsabilidade conforme ao sensus ecclesiae da parte de todos: bispos, presbíteros, fiéis católicos. Não é que estes grupos se escondem por trás dos véus do ritualismo pós-tridentino para não acolher outras realidades assumidas hoje pela igreja, sobretudo através do concílio? O missal de Pio V não corre o risco de ser o porta-voz de reivindicações de uma situação eclesial e social que hoje não mais existe? A missa de Pio V não é para muitos uma missa identitária, preferencial e, por conseguinte preferida com respeito àquela celebrada pelos outros irmãos, como se a liturgia de Paulo VI fosse carente de elementos essenciais à fé?

Há hoje demasiada busca de sinais identitários, demasiado gosto pelas coisas “à antiga”, sobretudo em certos intelectuais que se dizem não católicos e não crentes e desconhecem o mistério litúrgico. Mais ainda: por que alguns jovens que não nasceram na época pós-tridentina e jamais praticaram como eles a missa “nativa”, aquela pré-conciliar, querem um missal desconhecido? Procuram, quem sabe, um missal afastado do coração, mas praticado pelos lábios? E, se a celebração da missa responde às sensibilidades, aos gostos pessoais, então não reina mais na igreja a ordem objetiva, mas a gente se abandona a escolhas subjetivas ditadas por emoções do momento. Não há, talvez, o risco, neste subjetivismo, de encorajar o que Bento XVI denuncia como obediência à “ditadura do relativismo”?

E por que aqueles que solicitam o rito de Pio V se sentem os “salvadores da igreja romana”? Salvadores com respeito a quê? A um concílio ecumênico presidido pelo bispo de Roma? Por que asseguram: “Venceremos... toda a igreja voltará à antiga liturgia!”?

Este não é um caminho de reconciliação e de comunhão, mas de desforra, de condenação do outro, de recusa em reconhecer as culpas respectivas... Sim, existe o temor que se desperte na igreja uma série de relações de força, nas quais há quem perde e quem ganha. Mas isto corresponde mais a uma ótica mundana do que a uma ótica evangélica!

Cada católico – também quem como eu pode testemunhar com alegria, por tê-lo praticado por longo tempo, que o missal de Pio V o fez crescer na fé, na compreensão eucarística e na vida espiritual e o sente como um monumento litúrgico, uma arquitetura ritual capaz de fazer viver a comunhão diacrônica de toda a igreja – deve interrogar-se para não deixar espaço a formas de idolatria e, com o cardeal Ratzinger, “admitir que a celebração da antiga liturgia se extraviara demasiadamente no espaço do individualismo e do privado e que a comunhão entre presbítero e fiéis era insuficiente”. Sim, que não haja nenhum idealismo, nem sobre o missal, nem sobre sua prática, e que não seja um missal a fazer guerra ao outro missal, porque assim se desconfigura a igreja.

Mons. Fellay (sucessor de Lefebvre na condução da Fraternidade de São Pio X) declarou que “a liberalização do missal de Pio V provocará uma guerra na igreja, com uma deflagração semelhante àquela da bomba atômica”. São palavras graves, mas que nos fazem ficar vigilantes! Bento XVI escreve na carta que de ora em diante não há dois ritos, mas “um uso duplo do único e mesmo rito” e, no entanto, não se podem calar as diferenças: entre um “uso” e o outro: haverá leituras bíblicas sempre diversas, os tempos litúrgicos serão vivenciados de modo diverso, com festas do Senhor e dos santos em datas diversas, com o missal de Pio V se estará autorizado a rezar de modo não conforme ao ensinamento ecumênico do Vaticano II: assim se orará por “hereges e cismáticos para que o Senhor os arranque de todos os seus erros”, enquanto para os judeus se usará a expressão “povo obcecado”. O que significará isto nas relações ecumênicas com as igrejas e com os judeus?

Sim, verificaremos o que acontecerá na igreja e como crescerá ou será contraditada a comunhão. Será determinante a ação dos bispos, aos quais “compete salvaguardar a unidade concorde, vivida nas celebrações da diocese” (Sacr. Car. 39). A absoluta maioria dos bispos e inteiras conferências episcopais nacionais e regionais, também italianas, têm manifestado sua oposição a esta medida, mas agora, na obediência e por amor à igreja deverão discernir como compaginar a comunhão que é sempre e acima de tudo comunhão litúrgica. Os bispos não cessem de solicitar, a quantos queiram praticar a missa de Pio V, uma aceitação do concílio e de sua reforma litúrgica como legítima e conforme à verdade e à tradição católica: as expressões podem ser diversas, mas um é o bispo e o presbitério em torno dele. A unidade não pode ser realizada a qualquer preço, nem prescindir da autoridade do bispo em comunhão com o papa. A viagem da barca da igreja ainda não chegou ao seu termo e ninguém poderá inventar uma meta, mas somente um lugar de parada e de trânsito: também o missal de Pio V, também aquele de Paulo VI... Há ainda um outro amanhã também para a forma da liturgia.