terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como "matar" a sua Igreja


Robson Campos Leite


1. Não freqüente as atividades paroquiais com assiduidade, mas quando você for lá, procure algo para reclamar. Com certeza você sempre vai encontrar. Fique de olho. Explore isto!

2. Ao comparecer a qualquer atividade, dedique-se em encontrar falhas nos líderes. Veja se o padre ou os dirigentes estão fazendo as coisas corretas. Se encontrar falhas, fale, espalhe para os outros. Critique de verdade. Agora, quanto às coisas boas que fazem ou dizem, não comente nada, não elogie, fique na sua, em absoluto silêncio.

3. Nunca aceite missão, compromisso ou incumbência alguma; lembre-se que é mais fácil criticar do que realizar.

4. Se o padre ou o Conselho Paroquial, ou qualquer outra liderança pedir sua opinião sobre um assunto importante, responda que não tem nada a dizer e depois espalhe como deveriam ser as coisas, de acordo com a sua “opinião”.

5. Não faça mais que o absolutamente necessário, nunca se coloque à disposição para nada, espere ser convidado para que você tenha prestígio diante dos outros; porém, quando o padre e seus auxiliares estiverem trabalhando com boa vontade e interesse para que tudo corra bem, afirme que sua igreja está sendo dirigida e dominada por um grupinho.

6. Não leia os boletins de sua igreja; afirme que neles não há nada de interessante e que eles deveriam ser diferentes. Mas não ajude a fazê-los!

7. Se você for convidado para qualquer serviço, simplesmente seja esperto(a) e recuse. Alegue que você não tem tempo e depois critique com a seguinte afirmação: “por que não fazem tal coisa assim?”

8. Quando você tiver qualquer problema de relacionamento com o padre, ou qualquer líder, procure vingar-se fazendo acusações mentirosas e divulgando “erros” por eles cometidos. Não será difícil, pois eles, como todas as pessoas humanas, estão cheios de falhas.

9. E quando ouvir alguma fofoca, conte a outros rapidamente, mesmo que você saiba que a fonte não é confiável e que o correto é ouvir os dois lados.

10. Sugira, insista e cobre a realizações de cursos, palestras, encontros, reuniões, mas, quando forem realizados, não se inscreva nem compareça. Depois critique dizendo que não é feito nada.

11. Após tudo isso, quando sua igreja não tiver mais reuniões, boletins, encontros, trabalhos de evangelização etc., estufe seu peito e diga: “Eu não disse que isso ia acontecer?”



Fonte:
http://www.pime.org.br/missaojovem/mjconsfraliderar.htm