quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Benção pai! Benção mãe!


Cresci pedindo bênçãos para meus pais, tios e padrinhos. Até hoje mantenho este sadio costume, que sempre foi para mim algo maior do que uma obrigação cristã, tornando-se quase que um traço cultural enraizado profundamente na minha vida. Pedir a benção aos pais na hora da saída e chegada em casa era até pouco tempo atrás uma boa tradição do povo brasileiro. Mas ao longo da vida, lendo aqui e acolá os mais variados tipos de livros, encontrei-me com a literatura teológica e com a história do povo de Israel. Foi então que descobri que pedir bênçãos é uma das mais antigas formas de manifestar ao mundo que Deus está sempre ao nosso lado, ou em outra palavra, que nosso Deus é Emanuel! Pedir a bênção de Deus através dos mais velhos é um costume bíblico. O povo de Deus sempre pedia benção para seus pais ou padrinhos. Outra benção muito comum era aquela pedida para os líderes da comunidade. A liderança religiosa sempre abençoou o seu povo. A Bíblia nos instrui a pedir a bênção em todas as ocasiões, inclusive para santificar a nossa casa. Uma casa que recebe a benção de Deus terá muito mais fortaleza para enfrentar os desafios que porventura surgirem. Uma casa abençoada significa uma família também abençoada. A bênção de Deus anula toda marca da maldade.

Os livros bíblicos de Esdras ou Neemias nos dizem que a bênção é "a mão de Deus sobre nós." Ambos usam essa expressão cerca de nove vezes, falando da "boa", "bondosa" e "poderosa" mão de Deus. A expressão bênção ou abençoar também tem, entre outros, o significado de falar bem de alguém. No Antigo Testamento, em geral, a bênção refere-se a bem-estar, a segurança e ao bem familiar e essa bênção está expressamente condicionada à obediência aos mandamentos de Deus: "Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes" (Dt 11.26-28).

Para o cristão a bênção é a presença de Jesus na nossa vida, levando-nos para perto de Deus pela ação do Espírito Santo: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual em Cristo" (Ef 1.3). A bênção nem sempre é o que desejamos, mas em todo caso se trata do que é bom e salutar para nós! A grande bênção de Deus para seus filhos é a Eucaristia. Quando o padre consagra pão e vinho, ele os abençoa e os faz ser verdadeiramente a presença real de Jesus Cristo entre nós. Não existe maior benção do que receber em nós o Cristo vivo e ressuscitado na forma eucarística.

A Igreja nos ensina a pedir uma benção para todas as ações que formos realizar: seja para sair em viagem, fechar um negócio, vender uma casa, antes de ir ao trabalho. Você deve pedir a bênção para os padres, para os pais e para todos aqueles com os quais você tem relação de amizade e carinho. Nada mais bonito do que o casal que se abençoa e abençoa os filhos.

Será que seus filhos não estão com tantas dificuldades e problemas pelo fato de você não os abençoar? Claro que a benção não vai impedir que nossa vida tenha desafios, mas abençoados certamente teremos mais possibilidades de enfrentar com paciência os problemas. É isso!


Padre Evaldo César de Souza, cssr