quarta-feira, 28 de dezembro de 2016


HIPOCRISIA:
uma praga na vida de comunidade!



Busquei no Dicionário o significado, embora o saibamos, da palavra hipocrisia. Assim diz:
"Hipocrisia - 1. Vício que consiste em se aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem. - 2. Fingimento, falsidade. - 3. Falsa devoção; beatice (Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa). O papa Francisco faz duras críticas sobre os cristãos hipócritas e com razão. Impedem a graça de atuar na vida das pessoas e da comunidade. Fingem um compromisso com o bem estar de todos, quando no fundo se preocupam unicamente consigo mesmo. Segundo o papa, “muitos cristãos estão anestesiados por preguiça e hipocrisia”. E isso tem suas consequências na vida da comunidade como um todo. É como um membro do corpo doente que faz perecer todo o resto. O hipócrita exige do outro aquilo que ele mesmo não vive. Isso é falsidade! Levantam certas “bandeiras” que eles mesmos não vivem. Como afirma o papa Francisco: “Cristãos hipócritas a quem interessam somente as formalidades. Fecham as portas à graça de Deus. Temos muitos assim na Igreja, e isto é outro pecado! Os que pecaram de preguiça não são capazes de ir adiante com zelo apostólico porque decidiram parar em si mesmos, em suas tristezas e ressentimentos. Estes não conseguem chegar à salvação porque fecham as portas a ela!”.

É interessante que as pessoas hipócritas não se envolvem com nada e, ao mesmo tempo, querem parecer envolvidos com tudo. Dão opiniões, fazem críticas, querem impor suas visões e posições a comunidade. E no fundo, não são aquilo que aparentam ser. Poderíamos dar um número enorme de exemplos, mas vou dar um que acho o mais espinhoso. É comum vermos em nossas comunidades pessoas dizendo que Igreja não deve se misturar com política. Quanta hipocrisia! Em tempos de eleições, a maioria desses são os primeiros a levantarem bandeiras desse ou daquele candidato. Acham que eu não sei que ficam espalhando panfletos políticos dentro da igreja e em suas imediações. Criticam os políticos de nunca aparecerem em nossas igrejas, e criticam também até aqueles que aparecem e que, a seu modo, colaboram com nossas comunidades. Mas, o hipócrita não faz nada mais além de criticar e criticar... Diz para eles fazerem alguma coisa em prol da comunidade?! Eles não fazem. E ainda ficam espalhando veneno para as outras pessoas.
Política é a arte de governar. Ela pode ser exercida de vários modos: políticas públicas, privadas, organizacional, etc. Sendo assim, a Igreja como organização também é política. E enquanto parte de uma sociedade em vista do bem comum (público), a Igreja também se insere no contexto das políticas públicas. E é no mínimo ingênuo dizer que se faz políticas públicas sem os partidos políticos. O que a Igreja não deve, e nenhum cristão de verdade, é envolver-se com a corrupção na política. Mas, isso é outra história.
É lógico que a Igreja não deve direcionar sua ação na direção de partidarismo. Mas, dizer que não precisa daqueles que estão à frente das políticas públicas não é verdade. Pois, estaremos sempre na dependência dos que estão à frente dos poderes executivos e legislativos. Quero ver de “camarote” esse pessoal, na período eleitoral defendendo seus políticos e candidatos, e depois, virem com seus “sermões moralistas” para com a Igreja.

Os hipócritas são como os fariseus que viviam se escandalizando com Jesus, por ele andar com os pecadores (prostitutas, cobradores de impostos, pescadores, entre tantos outros). Eram moralistas, consideravam-se perfeitos demais, viviam cheios de si, orgulhosos, ambiciosos e vaidosos, porém, andavam distante da graça. Novamente o papa Francisco diz que: “Jesus aconselha: não olhar para as aparências, ir propriamente à verdade (…) mas se você é um vaidoso, um carreirista, um ambicioso, uma pessoa que sempre se orgulha de si mesmo ou gosta de se gabar porque se acha perfeito, dá um pouco de esmola e isto curará a tua hipocrisia. Eis o caminho do Senhor: é adorar Deus, amar Deus sobre todas as coisas e amar o próximo. É tão simples, mas tão difícil! Somente isto se pode fazer com a graça. Peçamos a graça”. E ainda diz que: “são católicos, mas sem entusiasmo, inclusive amargurados! Cada um em sua casa, tranquilos… E se alguém ousa, é reprovado.”

Creio que uma das coisas que entristece o coração de um pastor é ver entre alguns do seu rebanho os tentáculos da hipocrisia. E cabe-nos denunciá-la, senão, não seremos autênticas testemunhas de Jesus Cristo. Cabe a todos nós cristãos comprometidos. A hipocrisia é uma desgraça para a vida da comunidade. Ela impede a atuação da graça de Deus. Ela rouba o brilho da fé e leva a recusa de se envolver com a construção do Reino de Deus e de uma nova sociedade. Hipocrisia, to fora!

 

Paz!

Pe. Cristiano Marmelo Pinto

Nenhum comentário: